Você está visualizando atualmente ENERGIA FOTOVOLTAICA: ENTENDA COMO É FEITA A CAPTAÇÃO

ENERGIA FOTOVOLTAICA: ENTENDA COMO É FEITA A CAPTAÇÃO

  • Categoria do post:Sem categoria

Você sabe quais são os benefícios da energia fotovoltaica e como realizar a sua captação? Entenda melhor sobre isso no post de hoje!

Nos últimos tempos, cresceu muito o interesse pelas novas e mais eficientes formas de energia. Entre as possibilidades renováveis e vistas como uma das principais apostas para o cuidado com o meio ambiente está a energia fotovoltaica. Sendo que, a energia fotovoltaica é a geração de eletricidade a partir da luz solar.

Mas como realizar a captação desta fonte? Isso é o que buscaremos responder a seguir, mostrando como ela é feita, quais são os processos envolvidos, além de passar também pelos benefícios deste tipo de energia.

Como é feita a captação da energia fotovoltaica

Vale destacar que a energia fotovoltaica é a energia solar, cujo funcionamento se dá por meio dos painéis solares que captam a luz e geram energia elétrica, através do efeito fotovoltaico.

Conseguimos os efeitos fotovoltaicos quando partículas de luz solar (fótons) colidem com os átomos de silício presentes no painel solar. Sendo assim, essa colisão gera um deslocamento dos elétrons, que cria uma corrente elétrica contínua.

Esta eletricidade chega ao inversor solar, responsável pela conversão do tipo de corrente, de contínua para alternada. A partir disso, é possível gerar eletricidade suficiente para abastecer qualquer local, seja a residência de uma família, um prédio, uma empresa etc.

Benefícios da energia fotovoltaica

Em primeiro lugar, trata-se de um tipo energia renovável. Em tempos de discussão sobre meio ambiente e cuidados com as fontes de energia que não se renovam, é fundamental entender esta possibilidade.

Afinal, em longo prazo pode melhorar muito a relação do ser humano com o planeta.

Além disso, trata-se de uma fonte limpa e de fácil captação. Isso porque a energia fotovoltaica depende de um sistema, como o descrito acima, para ser conseguida. Mas isso não traz custos elevados para produção, o que auxilia também na capacidade de desenvolvimento financeiro dos países que se organizarem para usufruir da energia solar.

Ainda é possível destacar outras vantagens, como o fato de os processos de manutenção serem de fácil realização, já que não se trata de nenhuma estrutura muito complexa.

E, ainda utilizando a instalação tranquila como argumento, vale pontuar que a energia fotovoltaica pode ser uma ótima solução para locais com pouca infraestrutura, nos quais não há recursos e/ou espaço para grandes instalações de geração de eletricidade.

Neste caso, pode-se dizer, então, que a energia proveniente de raios solares pode ajudar a democratizar o acesso à rede elétrica em determinadas localidades.

Estes são, portanto, os detalhes sobre a captação da energia fotovoltaica e seus benefícios para a sociedade e para a natureza. Fontes de energia solar são parte de um futuro mais limpo, renovável e de respeito ao meio ambiente. Isso precisa ser cada vez mais expandido ao redor do mundo.

Para ficar por dentro de tudo o que acontece no mercado de Energia Solar, siga-nos em nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Deixe um comentário